A vibrante Pago de los Capellanes
Fundada na vila de Pedrosa de Duero em 1996, perto de Burgos, esta vinícola familiar é o primeiro projeto vinícola da família Rodero Villa e foi recentemente eleita como uma das 100 melhores bodegas do mundo pela revista Wine & Spirits.
Está localizada na região de Ribera del Duero, em uma zona especialmente privilegiada por seu clima e seus solos. Um recente estudo de Ferran Centelles, para Jancis Robinson é que afirma isso, baseando-se em notas de prova para localizar as melhores áreas de vinhedos da denominação.
A grande variação diária de temperatura de mais de 20 graus entre o dia e a noite, favorece o amadurecimento dos cachos, potencializando a graduação alcoólica, a cor e os taninos, enquanto ajuda a manter uma acidez muito equilibrada. Os solos são compostos majoritariamente por argila, cascalhos e areia, aportando drenagem natural e reservas naturais de hidratação, que resultam em vinhos aveludados e com especial estrutura e mineralidade.
Os vinhos tintos são todos eles elaborados com a variedade Tempranillo (localmente conhecida como Tinta del País), caracterizada por sua pele grossa que a protege das condições extremas da zona.
O processo de estágio em madeira acontece em uma cave subterrânea a 10 metros de profundidade, onde repousam em barricas novas de carvalho francês, até alcançarem a maturidade perfeita para a mistura de barricas. Um seleção de 22 tipos de carvalho francês novos, de acordo com a origem (Alier, Nevers, Centro), tempo de secagem (de 24 a 60 meses) e tipo de tosta é utilizada para maturar os vinhos.
A bodega se situa abraçando várias nogueiras centenárias, formando um claustro de onde nunca se perde de vista os vinhedos. Todas as funções (elaboração, amadurecimento, engarrafamento e expedição) acontecem no entorno desse grande pátio.