A denominação Saint-Chinian
Languedoc-Roussillon, França

Saint-Chinian possui uma das mais valorizadas reputações dentre os vinhos do Languedoc, com seus vinhos tintos robustos, seus solos xistosos e uma altitude frequentemente acima dos 600m em uma região montanhosa de paisagens deslumbrantes.

Saint-Chinian é uma das denominações da região vinícola de Languedoc-Roussillon, no sul da França. Localizada entre Minervois e Faugères, que produzem estilos semelhantes de vinho tinto, com uvas semelhantes e em uma paisagem semelhante. Também faz fronteira com a denominação Muscat de Saint-Jean-de-Minervois, que produz vinhos brancos doces. Como resultado, a diversidade da região de Languedoc é bem demonstrada nesta pequena área.

O título Saint-Chinian AOC foi criado em 1982, exclusivamente para vinhos tintos e rosés. Em 2005, vinhos brancos foram introduzidos na denominação, feitos de Grenache Blanc, Marsanne e Roussanne.

A denominação está localizada na extremidade sul do Maciço Central (a área de montanhas baixas no centro do sul da França) e ao norte das planícies costeiras que descem gradualmente em direção ao mar Mediterrâneo. O terreno ao redor da cidade de Saint-Chinian tem altitudes variadas. É constituído por solos de xisto mais leves e soltos nas áreas mais altas e solos dominados por argila e calcário na parte inferior. Como acontece frequentemente, os vinhos mais conceituados são os produzidos a partir de vinhas cultivadas a grandes altitudes e com uma drenagem superior de solos soltos.

O clima é mediterrâneo e como Saint-Chinian está a apenas 33 quilômetros da costa sul da França, os vinhedos se beneficiam de verões longos e quentes e invernos relativamente suaves.

Vignerons Catalans Les Capitelles Saint-Chinian 2018

O nome deste vinho homenageia os Capitelles de Saint-Chinian, construções de pedra, sem cimento, do século XVII e que serviam para os vinicultores guardarem seus equipamentos de trabalho. No total, existem 8 capitelles em Saint-Chinian, cada um com sua própria arquitetura.

Este vinho, potente e saboroso, apresenta uma cor vermelho-rubi escura com reflexos violáceos, atestanto sua juventude.

No nariz sedutor, ressaltam-se as notas de ameixas pretas, cerejas, louro e pimenta-do-reino.

A boca chega com um ataque poderoso, de um vinho bem encorpado, amplo e rico, seco, com delicioso frescor, muito elegante, com taninos de personalidade e longa permanência.

Recomenda-se harmonizar com um entrecote grelhado, cordeiro assado com alecrim, ou um queijo de longa cura.

Deixe decantar por 1 hora.





 

EnoClube: R$ 143,65

Não EnoClube: R$ 169,00